Programa de castração e microchipagem atendeu mais de 2.500 animais!

Programa de castração e microchipagem atendeu mais de 2.500 animais este ano em Joinville (SC)


Divulgação

O Programa de ‘Controle Populacional de Cães e Gatos’ de Joinville atinge metade de seus objetivo para 2016 com a castração de 2.582 cães e gatos e a aplicação de microchips em 2.528 animais.

Todos os procedimentos de castração representaram um investimento de R$ 514.272,11 com recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

O gerente da Secretaria do Meio Ambiente responsável pelo programa, Reginaldo da Roza, explica que a proposta é efetivar a ação de castração e microchipagem em um programa de médio e longo prazo como forma de controlar efetivamente a população de cães e gatos. Para o ano de 2016 o orçamento da Sema reservou R$ 1 milhão para o programa.

As entidades de proteção de animais cadastradas na Secretaria do Meio Ambiente também beneficiadas pelo programa são a Guapecas, Frada, Mia Vida, Patudos da Rua, Abrigo Animal e Apajoi.

Além delas, a Secretaria do Meio Ambiente libera autorizações para a população em geral que está inscrita no ‘CadÚnico’ na Secretaria de Assistência Social. São famílias com renda mensal de até três salários mínimos.

De posse do ‘CadÚnico’, o primeiro passo dos interessados é fazer o agendamento na Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3433-2230. Ali a pessoa recebe autorização de castração para uma das sete clínicas veterinárias credenciadas.

O que é castração
É um procedimento cirúrgico para impedir que se reproduzam sem controle. Consiste na retirada do útero, trompas e ovários nas fêmeas e testículos nos machos. A cirurgia é feita com anestesia geral e analgesia adequada. É uma cirurgia simples, não precisa de internação e, em torno de uma semana, o animal está totalmente recuperado.

Benefícios
A castração tem como vantagens melhorar a qualidade e aumentar o tempo de vida do animal, diminuir o risco de doenças nas vias uterinas, câncer de mama, útero, próstata e testículos.

Fonte: ANDA 

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião!

Comentários (2):

Compartilhe: