Projeto Educar é o Bicho

A Frada - Frente de Ação pelos Direitos Animais - acredita no caráter transformador da educação e por isso pretende, em 2016, dar continuidade às atividades que já vem realizando nas escolas do município de Joinville. Para isso , criou o projeto “Educar é o Bicho!”, cujo principal objetivo é sensibilizar alunos, professores e pais acerca dos Direitos e do Bem-Estar dos animais. Incentivar propostas pedagógicas sobre os temas da proteção e da guarda responsável de animais domésticos também é um desejo da Frada.

JUSTIFICATIVA:

No Brasil temos a segunda maior população de animais domésticos do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Ao todo são aproximadamente 28 milhões de cães, 12 milhões de gatos e 4 milhões de outros animais (pássaros, hamsters, entre outros). Paradoxalmente, enquanto alguns recebem atenção e carinho, outros tantos são abandonados e sofrem com a omissão e o descaso da população e dos poderes públicos instituídos.

Segundo dados da Sociedade Mundial de Proteção aos Animais (WSPA), dos aproximadamente 500 milhões de cães que existem no mundo cerca de 75% estão abandonados nas ruas. Isso acontece porque o desconhecimento quanto às necessidades dos animais ainda é grande e as reflexões sobre as responsabilidades envolvidas na tutela de animais domésticos não costumam ser estimuladas.

Vivemos em um momento de expansão e mudanças éticas em relação ao entendimento da interdependência entre os seres vivos e da sua senciência (capacidade de ter sentimentos e emoções). Diante deste quadro é urgente exercitarmos o respeito e o cumprimento da legislação para com os animais e o meio ambiente, em todos os âmbitos da sociedade.

Trabalhar questões relativas à tutela responsável com um enfoque educacional é de extrema importância para a sociedade atual, que muitas vezes negligência ou subestima as questões envolvidas nos problemas do meio ambiente urbano. As escolas muitas vezes trabalham temas ambientais com ênfase em assuntos como o aquecimento global, o desmatamento, as queimadas, entre outros. Esses tópicos são de extrema importância, porém não menos relevantes do que os problemas da fauna urbana, algumas vezes pouco explorados.

            Constatamos ao longo de nossa trajetória que durante as palestras as crianças e adolescentes costumam se mostrar bastante sensibilizados quanto à questão dos maus-tratos, dos resgates de animais em situação de vulnerabilidade, dos animais abandonados em abrigos ou daqueles que foram vítimas do abandono e vivem na rua. É comum que depois de assistirem às palestras, as crianças e adolescentes transformem-se em multiplicadores do conhecimento e disseminem os conteúdos para seus pais, parentes, vizinhos e colegas.

            Entendemos que as palestras da Frada são um primeiro passo, incentivando a compreensão sobre o respeito e a compaixão pelos seres vivos, além de suscitar reflexões em torno das atitudes positivas e de zelo que os humanos podem adotar no seu dia a dia. Ao despertar para esses conceitos, os alunos tendem a agir de forma mais coerente não somente durante o período escolar, mas ao longo de todas as suas vidas. Importante lembrar que já foi amplamente acordado que o respeito pelos animais e pelas pessoas está intimamente interligado.

 

OBJETIVOS:

·         Estimular a sensibilidade dos alunos e a capacidade de repensar valores éticos e humanitários como empatia, compaixão, solidariedade, respeito e senso de justiça pelos seres vivos;

·         Apresentar práticas pedagógicas e promover o conhecimento de conceitos relacionados à questão da fauna urbana e do bem-estar dos animais;

·         Distribuir materiais didáticos que possibilitem a fixação e a difusão do conteúdo repassado durante as palestras para outros ambientes (principalmente o familiar).

 

HISTÓRICO/ATIVIDADES ANTERIORES

A Frada atua na área educacional desde sua fundação em 2009. Já foram realizadas palestras para mais de 7.000 pessoas incluindo adultos, adolescente e crianças de diversas faixas etárias. Em 2012 realizamos o projeto Consumo Consciente: nossas escolhas diárias e suas implicações para a flora e a fauna, em parceria com a Fundação de Meio Ambiente de Joinville (atual Sema).

De 2009 a 2015 realizamos palestras nas seguintes escolas e faculdades:

·         Colégio Bom Jesus (palestras para os alunos do ensino fundamental e ensino médio)

·         Posiville (palestra para mais de 10 turmas que resultaram na arrecadação de mais de meia tonelada de ração para cães e gatos)

·         Sociesc e Escola Internacional (palestras para mais de 10 turmas que culminou com uma campanha interna dos alunos que arrecadou mais de 90 doses de vacina)

·         Faculdade Elias Moreira

·         Univille

·         ACE (mesa redonda sobre direitos animais, envolvendo acadêmicos e convidados)

·         CEIs de vários bairros

·         Grupos de escoteiros

·         Diversas escolas públicas e estaduais (Destacando a escola Eng. Annes Gualberto, onde durante 6 meses foram realizadas palestras para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. E também a escola Abdon Batista onde realizamos palestras para professores, pais e alunos e orientamos o corpo docente a desenvolver atividades com os alunos voltadas à causa animal.

Em 2015 fizemos uma parceria com validade de 5 anos com a Universidade Católica de Santa Catarina, em que os acadêmicos prestam serviços comunitários de forma voluntária ajudando a Frada em suas atividades pedagógicas e de conscientização. Os resultados positivos das atividades acima mencionadas foram o ponto de partida para esse novo projeto que pretendemos realizar no ano de 2016. Contamos com seu apoio, com o apoio da sua escola, dos alunos, professores e comunidade como um todo. Muito obrigada!

PARA AGENDAMENTO DAS PALESTRAS:

Email:

 

Fone/Whatsapp: 88058728 (Liliane)

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião!

Compartilhe: