Ações da Frada em 2012

Janeiro
Começamos o ano de 2012 indo diariamente ao Centro de Bem Estar Animal que ainda não tinha sido inaugurado, para cuidar dos cachorros e gatos retirados de uma colecionadora. Contamos com a ajuda de várias protetoras nesta empreitada e, graças a esta união, nossa missão foi muito bem sucedida.

 

 

:: De dezembro de 2011 até abril de 2012, todos os animais foram tratados, castrados e adotados, como nos três exemplos abaixo:

 

 

Apenas um dos gatinhos ficou no CBEA e hoje é o recepcionista carinhoso que recebe as pessoas que lá chegam: o Dagoberto.

 

 

:: Dia 22 de Janeiro organizamos e participamos junto com várias entidades, protetores independentes e amantes de animais, de uma manifestação nacional contra a crueldade para com os animais, do projeto “Crueldade Nunca Mais”. Estiveram presentes cerca de 300 pessoas.

 

 

Fevereiro
Representantes da Frada (Fernanda e Melanie) estiveram em Barra do Sul junto com a Banda Miopia que lá fez um show beneficente e doou o $ arrecadado das entradas para a Frada realizar ações educativas no balneário no decorrer desse ano. Na ocasião, a equipe conscientizou o público conversando e entregando folders da associação. A ação ainda está pendente.

 

Março
:: Em 9 de março, a Frada, juntamente com várias entidades de proteção animal de Joinville, participou do desfile de comemoração ao aniversário da cidade.

 

 

Abril

:: Em meados de abril recebemos um pedido de ajuda de uma senhora que foi sorteada no "Minha casa minha vida" e ao se mudar para o residencial Trentino deixaria para trás 15 gatos e 1 cachorro. Castramos todos e devolvemos ao local. Vizinhos se prontificaram a cuidar desses animais até o final de suas vidas.


:: Em 25 de abril realizamos a capacitação de professores de educação infantil da rede municipal de ensino.

Maio
:: Em Maio confeccionamos nossas primeiras camisetas que foram vendidas pela Internet.

 

:: Em um final de semana de maio promovemos um mutirão de castrações a preços populares com veterinários experiêntes de São Paulo. Cerca de 70 cães e gatos foram castrados nesse fim de semana.

 

Junho
:: Nos dias 6 e 13 de junho demos início a uma série de palestras sobre conscientização, abandono, castração e tutela responsável.
Realizamos 2 palestras no colégio Posiville para quatro turmas dos 1º e 2º anos do ensino médio, no Desafio Solidário .

 

 

Através do  desafio solidário do colégio Posiville recebemos uma grande quantidade de doação de ração para cães e gatos, produtos de limpeza e jornais. As rações para gatos, jornais e parte dos produtos de limpeza foram doados para o Mia Vida.  

 

 

:: Em 15 de junho fomos convidados para participar do 2º Encontro for Ladies, onde parte da renda seria revertida à Frada

 

 

:: Dia 16 de junho participamos da Caminhada pela vida no Rio Bonito

 

 

 

: Dia 29 de junho realizamos uma palestra para o 1º ano do curso de direito da Faculdade Cenecista de Joinville

 

 

Julho
:: No dia 7 de julho participamos, com várias entidades e protetores independentes, da 1ª Festa Julina em prol do animais

 

 

:: No dia 10 de julho iniciamos uma petição pública on line para melhorias no centro de bem estar Animal


Agosto
:: No dia 4 de agosto participamos do evento Au-Au lanches em que parte da renda seria revertida às entidades de proteção animal.

 

 

:: Em 7 e 9 de agosto realizamos duas palestra para quatro turmas do ensino fundamental da Sociesc

 

:: Em 31 de agosto a Frada foi reconhecida como sendo de Ultilidade Pública através da Lei Municipal Número 7.283, de 24 de agosto de 2012, assinada pelo Prefeito Carlito Merss

 

:: No dia 9 de agosto criamos a Fan Page da Frada


:: 17 de agosto - contação de história no CEI Prof. Herondina da Silva Vieira - (Floresta Projeto Fundema)
:: 23 de agosto - contação de história no CEI Espaço Encantado (Bucarein)
:: 24 de agosto - contação de história no CEI Botãozinho de Rosa (Guanabara)
:: 29 de agosto- contação de história e palestra com mostra de vídeo na Escola Alfredo Germano (Pirabeiraba)
:: 31de agosto - contação de história no CEI Bem-me-quer (Jardim Paraíso)

 

 

:: 22 de agosto - palestra e mostra de vídeo na Escola Isabel Machado (Cubatão)

:: 27 de agosto -  palestra e mostra de vídeo na Escola Paul Harris (São Marcos)

 

 

:: Em 22 de agosto levamos alguns alunos da Sociesc para conhecer e apadrinhar cães com vacinas e ração, 24 cães que são cuidados pela Claudete, na qual ajudamos regularmente com ração e alguns cuidados necessários.

 

 

:: Em 25 de agosto organizamos uma manifestação em frente ao 8º batalhão para protestar contra a morte do pit bul Kratus por um policial.

 

 

 

 

:: No dia 27  de agosto e 4 setembro realizamos palestras para 4 turmas do ensino fundamental do colégio Bom Jesus...

 

:: Em 31 de agosto a Frada foi reconhecida como sendo de Utilidade Pública através da Lei Municipal Número 7.283, de 24 de agosto de 2012, assinada pelo Prefeito Carlito Merss.

Setembro
:: 1 de setembro, palestra e mostra de vídeo na associação de moradores do bairro Floresta (Amosfa)

 

 

05 de setembro-  palestra e mostra de vídeo na Escola Rubem Roberto Schimidlim (Morro do Meio)
11 de setembro -  palestra e mostra de vídeo na associação de moradores do bairro Itinga (Amorabi)

 

 

Durante o mês de setembro a Frada se reuniu com candidatos a prefeito e vereador de Joinville, para explicar os problemas da superpopulação de animais e ouvir suas propostas.

 

 

::Em 22 de setembro organizamos e participamos com várias entidades, protetores independentes e a comunidade do 2º Dia mundial contra a crueldade e a exploração animal, realizado no mundo inteiro.

 

 

:: No dia 4 de outubro organizamos um debate na ACE com acadêmicos e convidados da Onca  e Advogada e escritora sobre direitos animais de Curitiba

 

 

::Dia 23 de outubro realizamos uma palestra no grupo Manchester de escoteiros

 

 

:: No início de novembro a Frada criou uma petição contra o evento Dream Valey no Parque Temático Beto Carrero World e conseguiu cerca de 9.000 assinaturas.
O evento foi realizado, mas foram tomadas muitas medidas para que o som não chegasse até os animais.

:: 24 de novembro realizamos a 4ª Cãominhada Educativa de Joinville
Tivemos a participação das Entidades: Abrigo Animal, Grupo Guapecas, Mia Vida e Mão Amiga pelos Animais

 

 

DIVERSAS AÇÕES REALIZADAS NO DECORRER DO ANO DE 2012

- Dentro do projeto aprovado por edital da Fundema (título: Consumo consciente - um olhar sobre nossas escolhas diárias e suas implicações para a flora e a fauna),  realizamos as seguintes ações:
*cerca de 500 crianças foram atingidas
*a Frada contratou a Pequeninus Produções Artísticas para fazer as contações de história
*Dentro desse projeto, produzimos um material informativo bem completo, um para adultos e um para crianças, que infelizmente foram vetados pela Fundema pelo “teor do conteúdo”

-Durante o ano, as empresas, Lupo, Opa Bier, Bistrô Antoine, Cheiro do Mato, Jhow & Carla e as amantes de animais,Suzy Ghitti, Silvana e Andrea Albrecht doaram objetos e serviços, a fim de ajudar a pagar tratamentos para alguns animais.

 

 

Dentre dezenas de resgates, verificações de denúncias, orientações e ajuda para adoções, destacamos os seguintes casos:




Marley foi comprado de uma criadora e quando o comprador descobriu um sério problema no esôfago que o fazia vomitar o tempo todo, acabou descartado. Ele foi adotado uma vez, pagamos a cirurgia no esôfago e em seguida foi descartado mais uma vez.
Foi para a casa de uma protetora como lar temporário, precisou de muitos cuidados, sua comida precisava ser batida no liquidificador diariamente e seu prato precisava ficar mais alto para que a gravidade ajudasse o alimento a descer. Depois de tanta dedicação, a protetora acabou adotando de vez o Marley

Nick foi encontrada vagando pelas ruas de Joinville. Após ser resgatada e levada para um hotelzinho descobrimos que ela era de Jaraguá e que seus tutores a descartaram em Joinville. Levamos para uma consulta e foi constatado que ela era cega e tinha um glaucoma avançado e doença do carrapato. Alguns dias depois, para a nossa surpresa,  ela deu a luz a três filhotinhos.
Por causa da forte medicação para a doença do carrapato que Nick precisava tomar, ela não podia amamentar. A Ajapra, instituição de proteção animal de Jaraguá, que já havia recebido denúncias contra os tutores da Nick, descobriu pelo Facebook que ela estava aqui em Joinville e vieram buscá-la e a seus filhotes. Uma cadela que havia recém perdido suas crias funcionou como ama de leite para os 3 filhotes e Nick foi adotada. Se recuperou da doença do carrapato e no meio de dezembro fez a cirurgia para retirada dos globos oculares e também foi castrada. Os filhotes foram todos adotados. 

 

 

Lupi: recebemos uma denúncia anônima de que uma pessoa havia deixado ele para morrer sem água e sem comida, porque não queria gastar no tratamento para sarna.
Lupi estava desnutrido, desidratado, com anemia e sarna avançada, dificuldade para respirar. Com um mês de tratamento ele se recuperou quase totalmente, faltando apenas o pelo cobrir o corpo.

Thor: recebemos uma denúncia anônima de que havia um waimeraner muito debilitado amarrado em uma casa.
Thor estava desnutrido, caquético, com prolápso de reto e infestação maciça de pulgas. Foi feita cirurgia para o prolápso de reto e ele foi para um lar temporário que se tornou definitivo.

Hoje está quase totalmente recuperado.

 

 

Iron Cat foi atropelado e levado por uma senhora em uma clínica veterinária com os olhos fora da órbita. Ajudamos com a cirurgia e ele acabou sendo adotado pela própria veterinária.

Rebeca foi atropelada e como acharam que estava morta, passou o dia largada na calçada. Qdo moradores viram que estava viva, através da Frada, foi encaminhada para o veterinário onde fez uma cirurgia pois havia fraturado a pata e foi colocado pino. Ela ainda é filhote e até o momento não foi adotada.

 

 

Favela de animais no Aventureiro: Através de uma denúncia, a FRADA foi verificar uma situação de omissão de socorro a um cavalo em uma hospedagem para cavalos (cocheira) e se deparou com uma situação de calamidade e risco a muitos outros animais e à sociedade. Lá se encontravam cães, gatos, galinhas, perus, e outros animais soltos e os que estavam confinados estavam em péssimas condições de higiene (havia restos de fezes de cavalos amontoadas nas janelas em uma altura de mais de um metro).
A Fundema foi acionada e foi até o local com o veterinário e o fiscal para notificar e verificar a situação.
Foram constatados crimes ambientais, maus tratos aos animais e muitas irregularidades.
Os casos mais graves eram do cavalo preto que estava sem atendimento a 10 dias, deitado com uma fratura na pata posterior, constatada por veterinária especializada através de um laudo técnico e recomendada a eutanásia do animal.
E muitos porcos vivendo em condições precárias, em locais muito pequenos, expostos a altas temperaturas, sem higiene, com alimentação inadequada e expondo as pessoas que circulam no local e o rebanho regional de suínos a riscos de doenças. Estes precisaram ser abatidos. Os fiscais da Cidasc realizaram o abate sanitário, pois existe uma lei nacional que diz que porcos não podem ser alimentados com restos de comida, apenas com ração específica, pois pode transmitir doenças.
O intuito da FRADA nessa ação foi de mostrar que a fiscalização existe e que estamos de olho nas irresponsabilidades humanas para com os animais. Infelizmente, houve casos de sacrifício para que os animais não sofressem mais. É trágico ter que chegar a essa situação, mas infelizmente os casos não puderam ser revertidos, a irresponsabilidade humana para com os animais nesse caso foi extrema.

 

 

Ajudamos com ração mensal cerca de 50 cães carentes

 

Através do site da Frada durante o ano de 2012 conseguimos um número de:

ADOÇÕES: 115

ACHADOS: 99

 

Confira o balanço da Frada de janeiro até dezembro: Clique aqui

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião!

Comentários (2):

    Publicado no dia 02/04/2013 por Simoni: Responder

    As pessoas precisam se conscientizar que animais não são objetos ou lixo! São vidas! Que Deus abençoe a todos os voluntários da Frada, também de outras entidades e os protetores independentes. Somente quem está nessa luta sabe e sente o sofrimento que esses animais passam. A crueldade do ser humano muitas vezes não tem limite...precisamos lutar para diminuir e quem sabe um dia, eliminar de vez qualquer tipo de crueldade contra os animais.

    Publicado no dia 08/02/2013 por giselle: Responder

    oi tudo bem gostei muito da reportagem que li estou procurando um cachorrinho para adotar tem que ser porte pequeno pois tenho uma filha que tem trauma de cachorro ela gosta somente do da minha vizinha que e pequenino se puderem me ajudar entre em contato por favor no fone (47) 96478020

Compartilhe: