Frada desenvolve projeto em unidades educativas

Consumo x meio ambiente

 

Começou, na última sexta-feira, 17, a jornada de atividades educativas conduzida pela Frente de Ação pelos Direitos Animais (Frada), parte do projeto “Consumo consciente: um olhar sobre nossas escolhas diárias e suas implicações para a flora e a fauna”, contemplado pelo Edital de Patrocínio de Projetos Ambientais da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), em 2011. A primeira ação ocorreu no Centro de Educação Infantil Professora Herondina da Silva Vieira, no bairro Floresta, com a apresentação de “Histórias da Terra” (foto anexa). Hoje, a Frada realiza a primeira atividade em escolas, a equipe passará a tarde na Escola Municipal Isabel Machado, no bairro Cubatão, com início previsto para as 14h20 (cronograma abaixo).
 
Para as turmas mais novas, a Frada fechou uma parceria com a Pequeninus Produções Artísticas, cujo integrante, o ator Alex Nascimento, realizará as contações de história para as crianças de 4 e 5 anos. Nas séries iniciais (6 e 7 anos), a equipe promoverá um bate-papo com mostras de vídeo. No total, cerca de 500 crianças da rede municipal serão atingidas. “Essa é a fase voltada às crianças, mais lúdica, buscando uma introdução ao tema, com foco no respeito a todas as formas de vida. Em seguida, o diálogo será com os adultos, em associações de moradores e instituições de ensino superior de Joinville”, explica Fernanda Lange, integrante da Frada.
 
De acordo com a associação, o projeto tem como objetivo principal promover a reflexão sobre o relacionamento entre o meio ambiente e o consumo humano de produtos variados, utilizados diariamente, que afetam a preservação da natureza como um todo. Nele, serão abordadas as diversas formas de exploração animal e prejuízos ao verde, intrínsecas, por exemplo, aos processos de produção de cosméticos, lazer, vestuário e alimentícios. “Ainda que existam espaços onde a consciência ambiental é enfatizada e praticada, observa-se que o foco dessa consciência tem se restringido ao consumo da água, à reciclagem e à economia com aparelhos eletrônicos; enquanto a busca por compras sustentáveis em um comércio que esteja alinhado com o bem-estar animal e à preservação do meio ambiente, de forma mais ampla, é assunto pouco difundido.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cronograma:
 

DATA

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

LOCAL

ENDEREÇO

 

22/8

 

Quarta-feira

 

14h20 às 16h

 

Escola Isabel Machado

 

Rua Dorothovio Nascimento, 4723 - Cubatão

23/8

Quinta-feira

10h às 10h30

CEI Espaço Encantado

Rua Coronel Procópio Gomes, 749 - Bucarein

 24/8

Sexta-feira

15h30 às 16h

CEI Botãozinho de Rosa

Rua Guanabara, 1062 - Guanabara

27/8

Segunda-feira

15h às 16h40

Escola Paul Harris

Rua Caxambu do Sul, 85 - São Marcos

29/8

Quarta-feira

15h30 às 16h30

Escola Alfredo Germano (também com contação de história)

Estrada do Oeste, SNº - Rio Bonito (Pirabeiraba)

31/8

Sexta-feira

15h30 às 16h

 

 

CEI Bem me quer

Rua Crater, 50 – Jardim Paraíso

5/9

Quarta-feira

15h às 16h40

Escola Ruben Roberto Schmidlim

Rua Alexandre Silva, s/nº - Morro do Meio

Gostou do conteúdo? Deixe sua opinião!

Comentários (2):

Compartilhe: